“Fundação Luso-Brasileira aplaude a entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico no Brasil”

A Fundação Luso-Brasileira congratula-se com a recente oficialização do Acordo Ortográfico de 1990 no Brasil, algo que constitui um importante marco na aproximação da língua e cultura dos povos da CPLP, e que representa um passo determinante para a aproximação dos países que constituem esta comunidade.

Em adaptação desde 2009, o Acordo Ortográfico entrou oficialmente em vigor no Brasil a 1 de janeiro de 2016, após um período de sete anos de transição – mais três do que o previsto.

Para o Presidente da Fundação Luso-Brasileira, Nuno Fernandes Thomaz “a Fundação Luso-Brasileira considera este momento histórico para o estreitar dos laços de Lusofonia que unem Portugal e o Brasil. A partilha da mesma Língua e grafia constitui uma demonstração uníssona da coesão e da solidez das relações culturais, sociais, económicas partilhadas por estes dois países.”

Esta mudança é mais um passo determinante para a uniformização da língua portuguesa que, com a aplicação do Acordo Ortográfico no Brasil, passa a contar com 215 milhões de falantes da língua portuguesa a utilizar a nova grafia. O Brasil é o grande responsável por estes números, uma vez que a sua população ronda os 204 milhões de habitantes. Os restantes 11 milhões representam os habitantes de Portugal (cerca de 10,5) e de Cabo Verde (aproximadamente 500 mil).